quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A importância da amizade na infância

Os amigos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social dos mais novos . Através da brincadeira , o seu filho aprende a ganhar e a perder , descobre a diferença entre o certo e o errado e passa  acompreender o ponto de vista dos outros . A relaçao com  o meio nao pode estar limitada aos pais ou á familia mais próxima ; é preciso deixar a criança conviver com os seus pares , bem como com crianças mais novas e mais velhas. Esta interaçao com as diferentes faixas etárias é fundamental ao processo de diferenciaçao e, por concequencia , á construçao do "eu", tudo porque, graças á convivencia, o pequeno pode ver-se através dos olhos dos outros, quer em termos fisicos quer no que toca á personalidade. Permite-lhe conhecer vários modelos de relaçoes que ele pode estabelecer mais tarde, na idade adulta ; sobretudoporque , a partir dos seis ou sete anos, a importancia dos amigos começa a aumentar de forma considerável. Apesar do potencial  que uma amizade contitui para o desenvolvimento de uma criança , na verdade , até aos cinco anos , o ser humano está muito centrado nele próprio e nao tem capacidade para reter essas memórias , pelo menos no que toca ao rosto e nome dos companheiros de brincadeiras . A unica coisa que um pequeno dessa idade sabe , é que foi extremamente feliz , brincou muito e tinha bons amigos. Com o intuito de diminuir esta realidade e , ao mesmo tempo, criar bons momentos em familia pode , de vez em quando , contar-lhe várias histórias sobre os amigos que ele fez na infancia , para lhe ir refrescando a memória.Já agora , se tiver  fotografias desses tempos , mostre-as com frequencia.

   Como se estimulam relacionamentos ?
Nem todas as crianças conceguem , com facilidade, fazer amizades, principalmente em locais escolhidos para passar as férias , onde todos os outros pequenos lhe sao totalmente desconhecidos. Se o seu filho é tímido, analise os comportamentos familiares que podem agvar este problema , como por exemplo, e voce e o seu companheiro tem , por hábito, fecharem-se no vosso circulo familiar ou usar as férias apenas para descançar do stress do dia-a-dia.Qualquer  destas situaçoes em nada contribuem para a integraçao das crianças entre os seus pares , razao pela qual devem ser evitadas de futuro. Uma especialista aconcelha-a a tomar medidas básicas , com o objectivo de dar um "empurraozinho" ao pequeno introvertido . Neste contexto , as actividades ao ar livre sao sempre uma boa opçao , nomeadamente, a ida diária a um parque infantil , pois as circunstancias de partilha dos baloiços facilitam a comunicaçao entre os mais novos . Quanto a si , de o exemplo, convidando os seus amigos para alguns convivios e até para jantarem em sua casa , sobretudo , os que também teem filhos , a fim de promover relaçoes de amizade deles e suas. Assim a sua criança ve como os pais se divertem com outras pessoas e apercebe-se como é bom ter amigos .
Viva a amizade dos pequeninos ...

domingo, 27 de setembro de 2015

Isso muda o mundo

Olá  mamães
Hoje vim dar uma dica para vocês que todo  ano tenho feito.
Com a chegada do mês de Outubro que é o mês das Crianças,  o Banco  Itaú desenvolveu um projeto muito legal,  desde alguns anos atrás já  '' Leia para uma criança '',  está na cara que o projeto é para incentivar a leitura infantil.
Com isso, a cada ano eles separam duas edições  de livros bem legais para presentear as crianças
Peça sua coleção  aqui  - >  Coleção Itaú Criança 
E você  já estará recebendo  seus dois livrinhos  no conforto  de sua casa, para ler para seu filho, sobrinho, neto e até  mesmo  para crianças de alguma ONG que você  participa ou em escolas, mais o importante é você  ler para alguma  criança.
Os livros  selecionados por um conjunto  de especialistas foram :
- Dorme,  menino, dorme.  (De Laura Herbert)
Um menino está  acordado na noite escura. Não consegue dormir. Para ele, trazem música e canções,  cobertores quentinhos e leite  morno,  mas só uma coisa o levará suavemente ao mundo dos sonhos.
- Tatu-balão. (De Sônia Barros)
Conheça a história deste Tatu-balão que tinha um sonho de cachola:não ser bola,  ser balão.

Essa é a dica,  se cadastrem e peça sua coleção,  leia muito  para seu filho (a) incentive a leitura,  a cultura. O Enzo adora livrinhos e eu sempre  leio para ele, assim  que chegar  nossa coleção mostro para vocês.   

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A importância do BRINCAR no desenvolvimento da criança

Atualmente, verifica-se uma maior preocupação com a formação das crianças: tanto pais, como educadores, procuram a melhor forma de as tornarem responsáveis, equilibradas, etc, contudo, não é raro esquecerem-se que o brincar pode ser uma "ferramenta", por excelência, para que a criança desenvolva essas qualidades.
Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e reflectem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potência o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras. Os jogos das criança não são apenas recordações do que vêem os adultos fazerem. Elas nunca reproduzem de forma absolutamente igual ao sucedido na realidade. O que sucede é uma transformação criadora do percepcionado para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.
O brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget, 3 etapas fundamentais:
Dos 0 aos 2 anos de idade: Aqui ocorrem os chamados Jogos de Exercício. Neste período, a criança vai adquirindo competências motoras e aumentando a sua autonomia. Vai preferindo o chão ao berço, demonstrando alegria nas tentativas de imitação da fala... vai revelando prazer ao nível da descoberta do seu corpo através dos sentidos.
Elabora então as suas brincadeiras à volta da exploração de objectos através dos sentidos, da acção motora, e da manipulação - características dos "jogos de manipulação". Estes jogos oferecem sentimentos importantes de poder e eficácia, bem como fortalecem a auto-estima. Deste modo, constituem peças fundamentais para o desenvolvimento global da criança.

domingo, 20 de setembro de 2015

Domingão

Oii mamães
Estamos aqui de volta pra contar  como que está  sendo nosso final de semana.
Hoje o querido Enzinho faz mais um mêsversario 1 ano & 6 meses. Awnnns,  que delicia  meu pequeno  crescendo e a cada dia mais esperto e cheio de saudade,  Graças a Deus.
Continuando.. como tá um calorão aqui resolvemos dar uma passada na sorveteria '' Chocolandia '' e só  de sair  de casa já é motivo de festa para o Enzo.
Ele só experimentou  um pouquinho do sorvete  da mamãe  pra não ficar com vontade  e depois não queria nem saber. Fico brincando,  pulando,  cantando  na sorveteria enquanto  eu e os avós comi um fondue,  hum hum muito bom rs
Depois disso demos uns passeios  de carro, pois não tem condição  de andar no solzão..
E por fim estamos  em casa brincando e ouvindo o DVD da galinha pintadinha, que a criançada tanto  gosta.
Por enquanto é isso,  Mamães .
Como que está sendo o domingão de vocês??
Ps: não  vamos esquecer de beber muita água e dar muita água, refresco.. pra criançada beber. É muito importante a hidratação nesse tempo de calor.
Um beijo :)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Refrescar a criançada

O verão já tá chegando,  aqui  na minha cidade Itapeva-SP cada dia está um clima.. Um dia quente,  depois esfria,  chove,  meio indefinido. Com isso a criançada  que sente mais essas mudanças climáticas.
Essa semana  o calor predominou o que ja da em nós uma vontade  de beber  uma água  mais gelada,  tomar sorvete,  sucos refrescante... Mais para o Enzo eu já não gosto de dar nada muito,  muito gelado. 
Então eu acho bem legal a opção de fazer gelatinas,  bem coloridas com sabores diversos. 
Essa de por no copinho de café,  é muito  legal,  você  pode fazer vários sabores  e com uma  jarra ir enchendo  os copinhos, é bem prático e despendendo da idade da criança, eles mesmo podem comer sozinhos com uma colherzinha. 
Fora que bem refrescante, não  é tão  gelado como um sorvete.  O Enzo já tem o sabor dele favorito que é abacaxi, esse não pode faltar.
Essa é uma dica rápidinha para as mamães.
Espero que gostem!


Estava assistindo A Casa do Mickey  Morse, olha a concentração RS.